Reunião marca início dos trabalhos de Frente em Defesa da Família
Foi instalada na Alepe, nesta quarta (15), a Frente Parlamentar (FP) em Defesa da Família, da Vida e de Políticas sobre Drogas. Aprovado em Plenário na última segunda (13), o colegiado tem como coordenador-geral o deputado Pastor Cleiton Collins (PP). Durante um período de até dois anos, os integrantes pretendem realizar debates e estudos para contribuir com políticas governamentais voltadas a esses temas, conforme o Requerimento nº 26/2023.
“Vamos atuar protegendo a vida de todas as formas”, frisou Collins. Ele citou algumas das pautas que estarão na agenda da Frente, dando prioridade à discussão sobre o aborto colocada pelo deputado Romero Sales Filho (União). “Essa questão é emergencial e será tratada no nosso primeiro debate, pois sabemos que há projetos relativos ao assunto tramitando”, observou.
Também integram o grupo os deputados Abimael Santos (PL), Adalto Santos (PP), Jeferson Timóteo (PP), Joel da Harpa (PP), Kaio Maniçoba (PP), Pastor Júnior Tércio (PP), Renato Antunes (PL) e William Brigido (Republicanos). O deputado João Paulo (PT), que participou do encontro desta tarde, apresentou ofício para ser integrado ao conjunto.
O coordenador do colegiado avisou que receberá solicitações de temas na próxima reunião, destacando que os debates serão abertos a todos os parlamentares. “Vamos trabalhar as políticas públicas sobre drogas em Pernambuco sob diversos pontos de vista”, explicou Collins. “Porém nossa força é a defesa das comunidades terapêuticas, juntamente com outras ações de redução de danos, prevenção, ressocialização e acolhimento. Pretendemos visitar instituições que trabalham em todos os aspectos da drogadição.”
Saúde Mental
Ao final do encontro, Joel da Harpa anunciou a instalação da FP em Defesa da Saúde Mental dos Pernambucanos, cujo requerimento recebeu aval na Reunião Plenária de ontem. “Após a pandemia, 25% da população mundial passou a ter algum tipo de transtorno”, justificou. “Tendo em vista as dificuldades do nosso Estado nos campos da psicologia e da psiquiatria, criamos essa Frente. Vamos buscar a ampliação do atendimento na saúde pública, bem como uma maior atenção da rede privada à questão”, complementou o parlamentar, que coordenará as atividades.
Deputados presentes elogiaram a iniciativa. “É um tema da mais alta relevância, não só pelo impacto da Covid-19, mas também pelas tensões sociais. Precisamos nos aprofundar nas causas e buscar ações para reduzir o estresse coletivo”, avaliou João Paulo. Júnior Tércio apontou dois fatores que considera relevantes: “A importância da fé na psique humana e a adoção de modos mais naturais de tratar as doenças, sem tantos fármacos e remédios pesados”, disse. Já Collins sugeriu diligências em hospitais e clínicas, além de atenção especial à situação dos policiais.